quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lamarck

Jean Baptiste Lamarck não só defendeu ideias evolucionistas como apresentou uma explicação para a evolução dos seres vivos. Admitia que existia uma progressão constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. As ideias de Lamarck ocorriam segundo estes dois princípios fundamentais:



- Lei do uso e desuso

- Lei da Herança dos caracteres adquiridos


Fig. 1 - Figura de Lamarck

· Segundo Lamarck, os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente que esses seres desenvolvem. O ambiente condiciona assim a evolução. O aparecimento de certas características, devia-se à necessidade que estes tinham em adaptarem-se ao meio em mudança. Esta necessidade de adaptação, conduziu ao desenvolvimento de características estruturais ou funcionais que lhes permitissem adaptarem-se às condições de um determinado ambiente. Estas modificações eram explicada pela lei do uso e desuso - se um órgão é muito utilizado, desenvolve-se, modificando a sua função; caso contrário, se não tiver qualquer uso, degenera ou atrofia. Por exemplo, A toupeira, faz pouco uso da visão, o que tornou os seus olhos pequenos e pouco funcionais – atrofia do órgão sob influência do meio; O pescoço alongado do cisne deveu-se ao facto desta ave ter a necessidade de mergulhar a cabeça a altas profundidades para obter alimento - desenvolvimento do órgão pela necessidade de adaptação ao meio.



Fig. 2 - Lei do Uso e Desuso

· Lamarck considerava que as transformações sofridas, provocadas pelo ambiente eram transmitidas à descendência, originando mudanças morfológicas no conjunto da população – lei da herança dos caracteres adquiridos. Estas transformaçãos provariam o aparecimento de novas espécies - principal factor da evolução.
Esta teoria era um pouco contestada já que não se entendia como é que as estruturas ao desenvolverem-se, a sua descendência iria herdar as mesmas estruturas. Hoje sabe-se que nenhuma alteração dos orgãos provocada por facotres ambientais se transmite à descendência, o que retira suporte a esta hipótese Lamarckista. As únicas alterações que são transmitidas são as que modificam o material genético das gâmetas.

Sem comentários: