domingo, 3 de maio de 2009

Recursos geológicos - exploração sustentada

Recursos renováveis e não renováveis

Entende-se por recursos geológicos todos os bens de natureza geológica existentes na crusta terrestre e que são passíveis de aproveitamento.
O aproveitamento desses recursos geológicos depende da sua concentração na crusta terrestre.

Fig. 1 - Exemplos de recursos geológicos (imagem extraída de: CienTIC).


Todos os recursos geológicos classificados como depósitos conhecidos podem tornar-se reservas.
É importante referir, que os recursos geológicos podem ser, recursos não renováveis, ou seja, a sua exploração é feita a um ritmo superior ao da capacidade de regeneração da Terra, ou podem ser recursos renováveis, recursos que podem ser repostos à medida que são consumidos.

Fontes de energia

O crescimento económico e o aumento demográfico fez aumentar extraordinariamente os consumos energéticos, sobretudo o dos combustíveis fósseis.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis resultam da transformação da matéria orgânica e podem ocorrer sob três formas: carvão (por exemplo, produção de energia eléctrica), petróleo (por exemplo, transportes, produção de energia eléctrica), e o gás natural (por exemplo, transportes, produção de energia eléctrica). São considerados recursos não renováveis devido ao tempo que demoram os processos que intervêm na sua génese.

Fig. 2 - Combustíveis fósseis - carvão, volframite e petróleo (imagem extraída de: CienTIC).

O uso intensivo dos combustíveis fósseis e a desflorestação têm contribuído para o aumento da temperatura na atmosfera de gases causadores do efeito de estufa.
Fig. 3 - Queima de combustíveis fósseis e desflorestação - causadores do aumento da temperatura atmosférica (imagem extraída de: CienTIC).

A temperatura tem aumentado ao longo destes anos, e estima-se que se nada mudar até 2100, a temperatura atmosférica elevar-se-á cerca de 6ºC.
Este problema pode agravar-se, pois os países em vias de desenvolvimento gastam metade da energia consumida pelos países desenvolvidos e à medida que esses países industrializados (desenvolvidos) vão progredindo vão aumentando os seus consumos energéticos.
A China e a Índia são dois exemplos dessa evolução.


As perspectivas de esgotamento destes combustíveis associado ao aumento dos preços destes, têm levado à exploração de outras fontes de energia alternativas, a energia nuclear e as energias renováveis, que se falará a seguir.

Sem comentários: