sábado, 28 de março de 2009

Diversidade de rochas magmáticas

As rochas magmáticas podem classificar-se em plutónicas e vulcânicas, consoante a profundidade a que consolidam os magmas que lhes dão origem.

As rochas plutónicas, como o granito, o gabro ou o diorito, resultam da consolidação lenta do magma em profundidade, enquanto as rochas vulcânicas, como o basalto, o riólito ou o andesito, resultam da consolidação do magma à superfície ou próximo dela.

Estas diferentes condições a que as rochas consolidam, influenciam as suas características, nomeadamente a textura, a cor e a composição mineralógica e química.

Textura

A textura das rochas depende, essencialmente, do modo como ocorreu o arrefecimento do magma que está na sua origem. Assim, podem-se distinguir dois tipos de textura.

Textura granular ou fanerítica - Os diferentes cristais da rocha são visíveis macroscopicamente. Característica de rochas plutónicas, com arrefecimento lento do magma (granito, gabro e diorito).

Fig. 1 - Textura granular do granito (cristais visíveis macroscopicamente).


Textura agranular ou afanítica - A rocha é formada, por cristais tão pequenos que não se distinguem uns dos outros macroscopicamente. Característica de rochas vulcânicas, com arrefecimento rápido do magma (basalto, riólito, andesito).

Fig. 2 - Textura granular do gabro (cristais não visíveis macroscopicamente).

Cor
A cor da rocha está relacionada com a abundância relativa de minerais que constituem a rocha. Minerais como o quartzo ou os feldspatos potássicos, onde predominam a sílica e o alumínio, apresentam cor clara, enquanto que os minerais como a biotite ou a olivina, com elevado teor de ferro e magnésio, apresentam uma cor escura.

Rochas leucocratas - apresentam cor clara, devido à predominância de minerais claros (minerais félsicos - sílica e alumínio), como por exemplo, o granito.

Rochas melanocratas - apresentam cor escura, devido à predominância de minerais escuros (minrais máficos - ferro e magnésio), como por exemplo, o gabro.

Rochas mesocratas - apresentam cor intermédia sem predominância de qualquer um dos diferentes tipos de minerais, como é o caso do diorito.


Fig. 3 - Rochas leucocratas, mesocratas e melanocratas, respectivamente.


Composição química e mineralógica

A caracterização das rochas é feita, sobretudo, atendendo à sua percentagem em sílica. Fig. 4 - Classificação das rochas consoante o seu teor em sílica.

Sem comentários: