domingo, 19 de abril de 2009

Estruturas geológicas originadas por deformação: dobras e falhas

Em níveis estruturais pouco profundos ocorre uma deformação em regime frágil, onde os materiais experimentam ruptura devido à perda de coesão, originando as falhas. No entanto quando se atingem níveis estruturais profundos, a deformação ocorre em regime dúctil, formando estruturas geológicas como as dobras.


Falhas

As falhas são superfícies de fracturas onde ocorreu um movimento relativo entre dois blocos. Os diferentes elementos geométricos que caracterizam uma falha são:



  • Plano de falha – superfície de fractura ao longo da qual ocorreu o movimento dos blocos;
  • Rejecto – Distância entre dois pontos que anteriormente à actuação da falha estavam em contacto;
  • Tecto – Bloco que se encontra acima do plano de falha (bloco superior);
  • Muro – Bloco que se encontra abaixo do plano de falha (bloco inferior);
  • Direcção da falha – alinhamento horizontal do plano de falha;
  • Inclinação da falha – ângulo definido entre o plano da falha e um plano horizontal.

Fig. 1 - Diferentes elementos que constituem uma falha (faltam alguns elementos na imagem, como: a inclinação da falha, direcção da falha e o rejecto) - (imagem extraída de: CienTIC).


De acordo com o movimento relativo entre os dois blocos da falha (tecto e muro), existem três tipos de falhas:

Falha normal – Tecto desloca-se para baixo relativamente ao muro (ângulo obtuso entre o plano de falha e o plano horizontal). Resultam de tensões distensivas, como as que existem em zonas divergentes de placas.

Falha inversa – Tecto desloca-se para cima relativamente ao muro (ângulo agudo entre o plano de falha e o horizontal). Resultam da actuação de tensões compressivas, nomeadamente em zonas convergentes de placas.

Falha de desligamento – São falhas resultantes da acção de tensões cisalhantes. O movimento pode ser lateral direito ou lateral esquerdo e paralelo à direcção do plano de falha. Ocorrem frequentemente em limites conservativos de placas.

Fig. 2 - Tipos de falhas que se podem encontrar em estruturas geológicas (imagem extraída de: CienTIC).

As falhas normais e as falhas inversas ocorrem quando o deslocamento dos blocos se dá ao longo da inclinação do plano de falha enquanto que as falhas de desligamento ocorrem quando o movimento é ao longo da direcção do plano de falha.


Dobras

As dobras correspondem a alterações da forma e da dimensão dos blocos rochosos que manifestam um comportamento dúctil face às forças a que estão sujeitos. Tal como nas falhas é possível identificar nas dobras elementos que permitem a sua caracterização:

  • Zona de charneira – Zona que contém os pontos de máxima curvatura da superfície dobrada;
  • Flancos – Região plana da dobra situada de um e do outro lado da zona de charneira;
  • Eixo da dobra – Linha imaginária de separação dos flancos da dobra; na prática corresponde à linha imaginária que está na intersecção dos dois flancos da dobra.
  • Plano axial - Superfície imaginária que contém as linhas de charneira de todas as superfícies dobradas; muitas vezes podem ser um plano de simetria da dobra;
  • Perfil da dobra - Secção perpendicular ao eixo da dobra.
Fig. 3 - Estruturas que constituem uma dobra (na imagem não está referido o perfil da dobra, que como se sabe, é uma plano imaginário perpendicular ao eixo da dobra) - (imagem extraída de: CienTIC).

Sem comentários: