quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Composição e estrutura do RNA


O RNA significa ácido ribonucleico, um nome muito semelhante ao já estudado DNA. Este ao nível da sua constituição também apresenta um grupo fosfato, uma pentose (a ribose) e uma base azotada, que no RNA podem variar entre citosina, guanina, adenina e uracilo (que no caso do DNA é a timina). O uracilo é considerada uma base de anel simples, que estabelece duas ligações de hidrogénio com a adenina.

Figura 1 - Estrutura do RNA



  • Fluxo de informação genética – Biossíntese de proteínas

A sequência dos aminoácidos, de cada proteína encontra-se nos segmentos de DNA, designados de genes. Numa proteína o que determina a ordem dos aminoácidos, é a ordem dos próprios nucleótidos. A sequência de aminoácidos numa proteína é considerada, a expressão da mensagem genética do DNA.

Apesar de ser a sequência de bases no DNA que determina a sequência de aminoácidos na proteína, é o ácido ribonucleico que estabelece a transferência da informação.


Foram realizadas pesquisas que comprovaram que a célula utiliza moléculas de RNA formadas no núcleo que migram para o citoplasma, transportam assim a mensagem que estava contida num gene e procedem à leitura entre o DNA e os ribossomas, para que se dê a síntese proteica. Esse RNA tem o nome de RNA mensageiro (RNAm).
Existe ainda o RNA de transferência que tem como função, conduzir os aminoácidos da síntese proteica até às subunidades do ribossoma.
O RNA ribossómico (RNAr) que ainda não tem uma função bem definida, mas sabe-se que se entra na constituição dos ribossomas.

Figura 2 - RNA mensageiro e RNA transferência

Sem comentários: