quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mecanismo das mutações

Como sabemos, a informação genética está codificada na sequência de nucleótidos dos genes, mas podem ocorrer erros no material genético. É a isso a que chamamos de mutações, e as pessoas em que as manifestam-se designam-se de mutantes.

As mutações podem ser de origem genica (ocorrem ao nível dos genes), e são as alterações no código genético do DNA, e podem ser mutações cromossómicas, que como o nome indica, ocorrem ao nível dos cromossomas.
As mutações cromossómicas, podem ser devido a alterações estruturais dos cromossomas (deleção, duplicação, inversão e translocação) e podem ser também devido a alterações no número destes.

A alteração na sequência de bases na molécula de DNA pode provocar alterações inevitáveis ao nível da proteína sintetizada. A função desta proteína no organismo do indivíduo pode ser muito afectada. As mutações podem passar de geração em geração, se estas se desenvolverem ao nível das células germinais, apesar de existirem mutações que apenas se desenvolvem em células somáticas.



Estas podem-se desenvolver espontaneamente, na Natureza ou então podem ser induzidas sendo expostas a agentes mutagénicos:
Biológicos - por exemplo os vírus e bactérias;
Físicos - Exposição a raios X, radiações ultravioleta e gama;
Químicos - Fumo do tabaco (nicotina) e as drogas;

Erros que contribuem para a ocorrência de mutações genicas:
  • Mutações por substituição: acontece quando uma ou mais bases azotadas, são substituídas por outras;
  • Mutações por deleção: uma ou mais bases do DNA são removidos (deleção de bases);
  • Mutações por inserção: adição de uma ou mais bases azotada na cadeia;

Figura 1 - Mutação por deleção

Figura 2 - Mutação por substituição


Nas mutações cromossómicas numéricas também se originam erros por deleção, inversão (inversão das bases azotadas, na cadeia) e duplicação (as bases azotadas duplicam-se inserindo-se no meio da cadeia de DNA).

Existem ainda as mutações ditas de mutações silenciosas. As mutações silenciosas ocorrem quando o codão mutado pode codificar o mesmo aminoácido, logo, a proteína não irá sofrer alteração. Isto acontece devido à redundância do código genético.


· Apesar das mutações serem vistas apenas pelo lado negativo, estas quando eram manifestadas nas espécies mais antigas, provocaram a sua evolução. Estas alterações contribuem mesmo, para o acréscimo da variabilidade da população.


Algumas imagens sobre mutações, mais especificamente mutantes (pessoas em que se manfifestam as mutações). As imagens podem chocar a sensibilidade de algumas pessoas.

http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/alhybrid.jpg;

http://www.acreditesequiser.net/wp-content/uploads/2007/07/gato.jpg

http://english.pravda.ru/img/2005/09/sirena2.jpg

http://www.assis.unesp.br/egalhard/imagens3/mps2.jpg (nanismo)

Video de um trabalho realizado por um grupo de alunos, sobre as mutações génicas (ao nivel dos genes) e as mutações cromossómicas (ao nivel dos cromossomas), (falado em português do Brasil):


Sem comentários: