A síntese de proteínas envolve duas etapas:
- Transcrição:
A transcrição é um processo que ocorre no núcleo da célula, no qual a informação contida no DNA é transcrita para o RNA mensageiro, por complementaridade de bases, com ajuda da enzima RNA polimerase, que se fixa numa certa sequência de DNA e provoca a sua abertura, iniciando-se a transcrição da informação. A molécula de DNA é reconstituída, estabelecendo-se pontes de hidrogénio entres as bases azotadas que se complementam. Esta transcrição como ocorre no núcleo experimenta o processamento, em que o RNA atinge a maturação, passando a chamar-se de RNA funcional. O processamento é o nome dado à ligação entre os exões após e exclusão dos intrões. Ou seja, existem sequências de nucleótidos que não codificam informação, chamados de intrões, estes são eliminados, e como se encontram ligados a exões (codificam a informação), são estes, os exões que se irão unir entre si. Estas transformações, conduzem à formação do RNA funcional, que, posteriormente, fixa-se nos ribossomas, quando migra do núcleo para o citoplasma. - Tradução:
Este processo ocorre no citoplasma da célula, em que a informação do RNA mensageiro é traduzida numa sequência de aminoácidos. Neste processo o RNA de transferência (RNAt) tem um papel fundamental: interpreta a mensagem, selecciona os aminoácidos e transfere-os para os ribossomas. Cada um destes RNA tem uma sequência com três nucleótidos que é complementar a cada um dos codões do RNA mensageiro. A esta sequência de nucleótidos do RNAt dá-se o nome de anticodões.
Os outros intervenientes neste processo são: as enzimas que têm a função de catalisar as reacções da síntese e o ATP que transfere energia para o sistema.
Figura 1 - Processo de transcrição e tradução do RNA
O processo de tradução envolve ainda outras três etapas:
Iniciação – A subunidade pequena liga-se ao RNAm em AUG (codão de iniciação). O RNAt transporta a metionina que se ligará ao codão de iniciação. A subunidade grande liga-se à pequena e o ribossoma fica então operacional.
Alongamento – o anticodão de RNAt, que transporta um aminoácido, liga-se ao segundo codão, por complementaridade. Estabelece-se uma ligação peptídica entre este aminoácido e a metionina. O ribossoma em seguida avança três bases. E o processo repete-se ao longo do RNA mensageiro.
Finalização – O ribossoma chega a um codão de finalização, e por complementaridade reconhece-o, e termina assim a síntese. Os restantes componentes do complexo, separam-se. As subunidades podem vir a ser utilizadas para formar um novo complexo de iniciação com uma molécula de RNAm.
Figura 2 - RNA mensageiro
Figura 3 - RNA de transferência
Decidi pôr este vídeo porque apesar de ser curto, explica bastante bem e simplificadamente o processo da síntese proteica:
Sem comentários:
Enviar um comentário