quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Descoberta da molécula de DNA (Investigações) - continuação

No ano de 1952, os investigadores Alfred Hershey e Martha Chase, realizaram várias experiências com vírus que infectam bactérias, designados mais propriamente de bacteriófagos. Os vírus são constituídos por uma cabeça, que apresenta invólucro proteico e que contém no seu interior o DNA, e ainda é constituído pela cauda, que permite a sua fixação à bactéria.

Figura 1 - Bacteriófago (vírus que infectam bactérias


Estes investigadores quando deram início às suas experiências, consideraram que os vírus não penetram nas células, ficando a sua cápsula no exterior; as proteínas da cápsula possuem enxofre e não fósforo; e o DNA possui fósforo e não tem enxofre na sua constituição.

Foram isolados dois lotes de bacteriófagos, que marcaram radioactivamente, para seguirem o trajecto das moléculas no interior das células:
- No lote 1, marcaram só o enxofre das proteínas;
- No lote 2, marcaram só o fósforo do DNA.


LOTE 1 – As proteínas ficaram radioactivas e foram infectar bactérias não radioactivas. A radioactividade permaneceu no exterior da célula, ou seja, a cápsula não entrou para dentro das bactérias.
LOTE 2 O DNA ficou reactivo, visto que foi cultivado num meio com fósforo. Este foi infectar as bactérias não radioactivas. A radioactividade encontrava-se no interior das células. Originando a formação de novos vírus no interior das bactérias.
Passados 30 minutos a parede da bactéria rompe e libertam-se para o exterior os novos vírus acabados de serem formados.

Com esta experiência, concluiu-se que apenas o DNA viral penetra nas bactérias e não as proteínas, logo é o DNA o que contém a informação necessária para a produção de novos vírus, reforçando assim a ideia de que é o DNA o suporte da informação genética.


Figura 2 - Resultados obtidos por Hershey e Chase

Sem comentários: