quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A estrutura do DNA

James Watson e Francis Crick, com base em experiências realizadas anteriormente, apresentaram um modelo de estrutura tridimensional do DNA: o modelo de dupla hélice do DNA.

A molécula de DNA, segundo este modelo é constituída por duas cadeias polinucleotídicas, que se denominam de antiparalelas, porque se dispõem em sentidos contrários, como irei explicar mais à frente.
O DNA em si, é formado por milhões de nucleótidos, que estabelecem ligações uns com os outros. Estes mesmos nucleótidos têm designações de acordo com a base azotada que entra na sua constituição. Os nucleótidos são estruturas bastante simples, constituído cada um por três componentes: uma base azotada, um grupo fosfato e uma pentose.

As quatro bases azotadas são: a guanina (G), a citosina (C), a adenina (A) e a timina (T).
A adenina e a guanina são consideradas bases de anel duplo (ou púricas), e a citosina e a timina são consideradas bases de anel simples (ou pirimidicas).
Quanto às ligações, a guanina e a citosina estabelecem ligações entre si, por três ligações de hidrogénio (G=C), enquanto que a timina e a adenina, estabelecem ligações uma com a outra, por duas ligações de hidrogénio (A=T).



Figura 1 - Estrutura do DNA

A desoxirribose é a pentose do DNA, e é um açúcar composto por cinco carbonos. O considerado primeiro carbono é o 1’ (um linha) e o segundo é o 2’ (dois linha), e assim sucessivamente. Deste modo, a base azotada liga-se ao carbono 1’ da pentose, e o grupo fosfato liga-se ao carbono 5’ também da pentose. O nucleótido seguinte ligar-se-á pelo grupo fosfato, ao carbono 3’ da pentose do nucleótido anterior. Podemos concluir que a extremidade 3’ livre de uma cadeia corresponde à extremidade 5’ livre da outra, o que explica o facto das cadeias complementares da molécula de DNA serem consideradas antiparalelas.

Ainda relativamente ao DNA é importante saber que:
- A percentagem de citosina no DNA é semelhante à da Guanina, e a percentagem de adenina é semelhante à de timina.


Figura 2 - Francis Crick (em cima) e James Watson (em baixo)





Video que pode ajudar a perceber melhor a estrutura do DNA:





Sem comentários: