quinta-feira, 7 de maio de 2009

Assunto: noticia *

E para terminar este blog da melhor maneira aqui deixo uma notícia sobre este último tema das águas subterrâneas.


Falta de água às populações devida a má captação
Regional 2009-05-05 12:48

A abundância dos recursos hídricos de que dispõe a Região, contraria qualquer cenário de ruptura no fornecimento de água às populações, sendo que esta possibilidade surge unicamente pela má gestão que é feita da captação da mesma. (com ficheiro áudio)
A crítica é de Virgílio Cruz, ex-director regional dos Recursos Hídricos e Planeamento do Território que considera mesmo de “quase risível se não fosse por vezes muito preocupante”, a eventualidade do normal abastecimento de água às populações estar a ser posto em causa, devido à reduzida pluviosidade que se tem registado no arquipélago.

Em declarações à Açores/TSF a propósito das queixas expressas pelo sector agrícola relativamente à “seca”, que actualmente se faz sentir, e que poderá ter repercussões na água da rede pública, aquele especialista salienta que, em termos de recursos, o número que está calculado no Plano Regional da Água é na ordem dos 152 milhões de metros cúbicos por ano, “portanto um volume bastante elevado e também disperso pelas ilhas de modo heterogéneo”.

Por isso, para Virgílio Cruz, especialista na área dos recursos hídricos subterrâneos, não restam dúvidas: “A questão não se prende com a falta de recursos e também não com este ano menos pluvioso. A questão prende-se com a falta de sistemas integrados de abastecimentos adequados que consigam conduzir a água ás populações. Não é falta de água nos reservatórios subterrâneos. O que falta é mudar o paradigma da captação de água, é fazerem-se investimentos elevados, é certo, na construção de furos de qualidade que permitam levar a água às populações”, conclui.

Fonte:
www.google.pt
- notícias - aquíferos.

Sem comentários: