domingo, 3 de maio de 2009

Rochas metamórficas (cont. II)

Texturas das rochas metamórficas

A textura de uma rocha é determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais que fazem parte da sua constituição.
Um tipo de característica textural, considerada relevante para a classificação das rochas metamórficas, é a existência ou ausência de foliação (estrutura planar que resulta dum alinhamento preferencial dos minerais anteriores ao processo metamórfico).

A clivagem, a xistosidade e o bandado gnáissico são três tipos de foliação de rochas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo, respectivamente.

Fig. 1 - Textura foliada - clivagem, xistosidade e bandado gnáissico, respectivamente (imagem extraída de: CienTIC).


Clivagem - um tipo de foliação de rochas de baixo grau de metamorfismo; os processos metamórficos levam à orientação paralela dos minerais lamelares, como a moscovite e os minerais de argila. Este tipo de estrutura conduz ao aparecimento de planos de clivagem favoráveis à existência de fissilidade - facilidade da rocha se dividir em lâminas.

Xistosidade - característico de rochas de médio grau de metamorfismo; é uma forma de foliação desenvolvida pela orientação paralela de minerais tabulares e lamelares em rochas metamórficas de grão grosseiro (visível macroscopicamente), como os micaxistos; apresentam uma menor fissilidade comparativamente às rochas que sofrem clivagem.

Bandado gnáissico – é um tipo de foliação de rochas de alto grau de metamorfismo; tipo de foliação gerada por diferenciação em bandas por efeito de tensões dirigidas, por exemplo em certas rochas como o gnaisse.

Fig. 2 - Clivagem, xistosidade, bandado gnáissico (imagem extraída de: CienTIC).

Fig. 3 - Rochas com textura foliada, por exemplo, o gnaisse (primeira rocha representada) - (imagem extraída de: CienTIC).

Quanto à textura não foliada também designada granoblástica, é característica de rochas que têm origem em processos metamórficos relacionados com o metamorfismo de contacto, como por exemplo o quartzito, o mármore e as coreanas.

Fig. 4 - Rochas que apresentam textura não foliada - mármore, quartzito, rocha corneana (imagem extraída de: CienTIC).