quinta-feira, 7 de maio de 2009

A polémica energia nuclear

A Energia nuclear, quando foi descoberta, era entendida como uma potencial fonte energética para a humanidade. Mas, foi facilmente associada ao longo do tempo ao fabrico de armas de destruição maciça, daí a grande polémica em redor desta energia.

A energia nuclear envolve mudanças dos núcleos atómicos dos materiais utilizados nas reacções, em que posteriormente se libertam grandes quantidades de calor. Esse calor é então aproveitado de forma a provocar a vaporização da água, sendo o vapor utilizado mais tarde no uso da produção de electricidade.
Fig. 3 - Reacções entre vários núcleos atómicos (posteriormente, libertam calor).

Esta produção de energia eléctrica tem sido bastante polémica, devido aos elevados custos ambientais implicados nesta. Isto porque podem ocorrer acidentes nas centrais nucleares, e também devido ao facto dos resíduos produzidos serem altamente prejudiciais para a vida humana. Os níveis de radioactividade desses resíduos mantêm-se elevados durante centenas ou mesmo milhares de anos, o que pode provocar problemas nos indivíduos expostos a estes níveis.
Problemas como: cancro, malformações fetais, e pode mesmo causar atrasos mentais em crianças no seu período de gestação.

Uma das maiores dificuldades é encontrar locais para a construção de centrais nucleares, já que tem que se evitar ao máximo a contaminação dos solos e de certos organismos.

Fig. 2 - Tragédia na central nuclear em Chernobyl, que teve graves consequências mais tarde, como por exemplo, crianças que nasceram com mutações devido aos elevados níveis de radioactivade libertados.


A utilização desta energia pode-se esgotar facilmente se não for gerida de uma forma razoável e sustentada.

Aqui fica um vídeo que relata a polémica em volta deste tipo de energia, a energia nuclear:

Sem comentários: