quinta-feira, 7 de maio de 2009

Recursos minerais

Os elementos químicos podem estar presentes nos mais variados minerais, que por sua vez, encontram-se numa grande variedade de rochas.

Os diferentes minerais ou rochas, como por exemplo o granito que apresentam o elemento ferro em pequenas quantidades, numa percentagem próxima da média deste elemento na crusta terrestre.

Dá-se então o nome de clarke à concentração media de um elemento químico na crusta terrestre e exprime-se em partes por milhão (ppm).
Quando a concentração média de um determinado elemento químico excedo o clarke desse elemento, então pode-se afirmar que existe um jazigo mineral.
Fig. 1 - Exploração de um jazigo mineral.

Quando um mineral ou um conjunto de minerais sólido ocorre na natureza, com um certo interesse económico, do qual se pode obter beneficiação ou outros constituintes, teremos um minério (exemplo: ouro, prata, cobre, etc).

Fig. 2 - Exemplo de um minério, o ouro.

Os minerais resistentes à meteorização das rochas, são transportados pela água depositando-se em certas zonas dos cursos de água, formando jazigos designados de placers.

Durante o processo extractivo, são separados os componentes mineralógicos que não têm qualquer interesse económico. Designa-se então de ganga (ou estéreis) a parte não aproveitável que acompanha o minério extraído dos jazigos.
Os produtos não utilizados e não rentáveis acumulam-se e formam junto às explorações minerais depósitos superficiais, é denominada escombreira.

Fig. 3 - Acumulação de produtos não utilizados - escombreira.

IMPORTANTE: a exploração mineira pode provocar impactos ambientais negativos, como a desflorestação e a remoção das camadas dos solos; as escombreiras contêm também substâncias tóxicas (lixiviação) que podem provocar a contaminação das águas subterrâneas e dos próprios solos.


Materiais de construção

As rochas que afloram num país, após a extracção do meio natural, podem ser utilizadas por exemplo, na construção civil, na pavimentação, e na estatuária.
O cimento que hoje se utiliza na construção civil é produzido a partir de calcários e areias. As rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas podem ser encontradas nas mais diversas construções de monumentos no nosso país.

A Igreja e a Torre dos Clérigos, no Porto, foram construídas a partir o “granito do Porto”.
Fig. 4 - Torre dos Clérigos, no Porto.

A Torre de Belém foi construída sobre um afloramento basáltico. A torre é constituída por calcário do Cretácico, abundante numa certa zona de Lisboa.
Fig. 5 - Torre de Belém, em Lisboa.

Pode-se concluir então que a abundância duma dada rocha numa dada região aumenta a probabilidade dessa rocha vir a ser utilizada como material de construção.

Outras rochas como mármore e brechas podem também ser utilizadas como pedra de construção em muitos monumentos.
Após a edificação dos monumentos a rocha exposta fica sujeita a uma série de factores químicos, físicos e biológicos que podem provocar a sua alteração.


Fig. 6 - Factores que podem provocar a alteração das rochas utilizadas na construção de diversos monumentos, ou utilizadas na construção civíl.

Sem comentários: