quinta-feira, 7 de maio de 2009

Energias renováveis, as energias do futuro

Energia geotérmica

A energia geotérmica é um recurso geológico que pode ser considerado uma fonte de energia limpa.
A geotermia é utilizada para produção de electricidade, aquecimento de água e de ambientes. As zonas vulcânicas são muito importantes para o aproveitamento desta energia, devido ao seu elevado valor de gradiente geotérmico. A água é o fluido que transporta o calor interno da Terra para zonas superficiais.
A água pode resultar da infiltração ou pode ser injectada pelos poços, no sistema geotérmico.
A temperatura da água pode ser 150ºC ou ainda inferior. Em Portugal continental, as temperaturas sendo relativamente baixas, este tipo de energia é utilizado para o aquecimento de água, em estufas e na piscicultura.
Entende-se por água termal toda a água subterrânea que tem uma temperatura superior em 4ºC em relação à temperatura atmosférica. No continente estas águas não excedem os 80ºC.

Fig.1 - Funcionamento de uma central geotérmica (produção de energia geotérmica).

Como já foi referido este tipo de energia é frequente e tem um maior aproveitamento em zonas de vulcanismo, como por exemplo, nos Açores. Nesta ilha de origem vulcânica faz-se o aproveitamento desta energia geotérmica de vapor de água a alta temperatura. Com a construção da central geotérmica existente na Ribeira Grande, uma vez que a temperatura do fluido geotérmico é muito elevada, o calor libertado é aproveitado na produção de energia eléctrica.
Fig. 2 - Central geotérmica da Ribeira Grande, nos Açores.

A energia geotérmica no nosso planeta cobre apenas 1% das nossas necessidades.

Neste tipo de energia tanto existem vantagens como desvantagens:
Fig. 3 - Quadro com vantagens e desvantagens deste tipo de energia.


Apesar de terem sido mencionadas apenas estas diferentes energias renováveis existem outras como por exemplo, a energia solar, a energia das marés, a energia da biomassa ou até o hidrogénio que tem sido bastante utilizado sobretudo nos transportes.

É importante ainda referir que no sentido de minimizar os efeitos causados pelo problema de obtenção de energias renováveis, deve-se:
- Reduzir os consumos;
- Procurar energias renováveis alternativas.




Energia eólica

A energia eólica é a
energia que provém do vento
. Este tipo de energia e a tecnologia envolvia no seu aproveitamento é a forma de obtenção de energia com um maior desenvolvimento nos últimos tempos.
A Alemanha é o maior produtor deste tipo de energia. Em Portugal, grande parte desta energia irá ser produzida no maior, pois é aí que os aerogeradores serão instalados.


Fig. 4 - Parque eólico de Sines, Litoral Alentejano.

A energia eólica não apresenta só vantagens, apresenta também algumas desvantagens:
Fig. 5 - Vantagens e desvantagens da energia eólica.


Energia hídrica

A energia hidráulica ou energia hídrica é obtida a partir da
energia pontencial de uma massa de água. É nos fluxos de água, como rios e lagos que ela se manifesta e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.


Fig. 6 - A energia hídrica obtida a partir da energia pontencial da água.

É a forma de energia renovável mais utilizada no Mundo. A construção de barragens, actualmente, tem um forte impacto sob o ponto de vista ecológico e social.

Fig. 7 - Barragem da Valeira no Rio Douro.

O Canadá é o país com maior produção de energia hídrica.
Algumas vantagens e desvantagens trazidas por este tipo de energia:


Fig. 8 - Quadro com as diversas vantagens e desvantagens da energia hídrica.

Vídeo que aborda o tema das energia renováveis, e que se espera ajudar numa melhor compreensão deste:

Sem comentários: