sábado, 28 de março de 2009

Magmatismo

Diversidade de magmas

As rochas magmáticas ou ígneas são as que resultam da solidificação ou cristalização de material em fusão - o magma.
Apesar da grande diversidade de rochas magmáticas, os magmas que as originam podem ser de três tipos:

Magmas basálticos - os magmas basálticos são expelidos, ao longo dos riftes e dos pontos quentes, tendo-se originado a partir de rochas do manto. O magma basáltico resulta da fusão de um rocha do manto, o peridotito. Este tem uma composição próxima da do basalto, mas mais rica em minerais ferromagnesianos.
Nos pontos quentes, flúem grandes quantidades de magma basáltico. Nestas zonas ascendem plumas quentes oriundas do manto profundo, que ao subirem devido à descompressão podem originar magma que atravessa a placa litosférica.
São magmas com baixo teor em sílica (inferior a 50%), por isso com um elevado grau de fluidez. As rochas originadas a partir de erupções vulcânicas correspondem ao basalto; no caso dos magmas arrefecerem em profundidade, originam o gabro.

Fig. 1 - Zonas onde se originam magmas basálticos.

Magmas andesíticos - Formam-se em especial, nas zonas de subducção e relacionam-se com zonas vulcânicas. Estes têm, em geral, uma origem muito complexa.
A composição deste tipo de magma depende da quantidade e da qualidade do material do fundo oceânico subductado. Este inclui água, sedimentos e uma mistura de material com origem quer na crusta oceânica quer na continental.
Se os magmas consolidarem em profundidade, originam rochas chamas dioritos; se consolidarem à superfície, formam-se rochas com o nome de andesitos.
Estes magmas têm uma composição intermédia, em relação ao seu teor em sílica (teor variável entre 50% e 65%)

Fig. 2 - Zonas onde se originam magmas andesíticos.


Magmas riolíticos - Originam-se a partir da fusão parcial das rochas constituintes da crusta continental.
São magmas muito ricos em gases, porque resultam da fusão das rochas da crusta continental, ricas em água e dióxido de carbono.
Estes magmas riolíticos têm um elevado teor em sílica (superior a 65%) - magmas muito viscosos e que cristalizam, praticamente na sua totalidade, no interior da crusta terrestre, originando rochas como o granito; caso esse arrefecimento ocorra à superfície, originam-se rochas como o riólito.


Fig. 3 - Zonas onde se originam magmas rioliticos.

Fig. 4 - Teor em sílica dos diferentes magmas.

Sem comentários: