sábado, 28 de março de 2009

Zonas costeiras

Ocupação antrópica da faixa litoral

A energia mecânica das ondas das ondas, das correntes e das marés é um importante modelador, sobretudo das faixas costeiras das áreas continentais. Como resultado dessa acção podem considerar-se as formas de erosão e formas de deposição.

As formas de erosão resultam do desgaste provocado pelo impacto dos movimentos das águas do mar sobre a costa. Este desgaste provocado pelo mar, dá-se o nome de abrasão marinha. Os efeitos da abrasão são notórios sobretudo nas arribas. A abrasão ocorre, principalmente, na base da arriba provocando a queda de detritos que se acumulam constituindo uma superfície designada de plataforma de abrasão.
Fig. 1 - Diferentes formas de erosão (encontram-se presentes as arribas e as plataformas de abrasão).

As formas de deposição ocorrem quando os materiais constituem formas diversas como praias, restingas, ilhas-barreiras, tômbolos, etc.

Fig. 2 - Diferentes formas de deposição como por exemplo, a praia e a lagoa.

Obras de intervenção na faixa litoral

A situação na faixa de litoral tem levado a intervenções que muitas vezes, em vez de solucionarem os problemas provocados pelo avanço do mar, apenas os tem agravado ou deslocado para outros locais.
É então que têm sido construídas ao longo da costa obras de protecção. Evidenciam-se a construção de esporões (transversais à linha de costa), de paredões (paralelos aderentes à linha de costa) e os quebra-mares.

Fig. 3 - Obras de protecção da faixa litoral.

Sem comentários: