sábado, 28 de março de 2009

Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

As rochas são consideradas unidades estruturais da crusta e do manto que possuem características próprias, sendo formadas, em regra, por um ou por vários minerais associados.


Minerais e sua identificação

Os minerais são corpos sólidos, naturais (não há intervenção humana), com estrutura cristalina (as partículas apresentam um arranjo ordenado), inorgânicos (excluem-se substâncias orgânicas) e com uma composição química definida ou variável (o mineral deve ser formado pelos mesmo elementos).

A composição química e a organização estrutural da matéria cristalina conferem aos minerais determinadas propriedades físicas e químicas que ajudam na sua identificação. Entre as propriedades físicas mais utilizadas na identificação de minerais, podem destacar-se as propriedades ópticas (cor, brilho e risca), as propriedades mecânicas (dureza, clivagem, fracturas) e a densidade.

Cor dos minerais

A cor é a propriedade mais óbvia na observação de minerais.
Muitos minerais mostram uma cor constante, designando-se de minerais idiocromáticos. Outros minerais não apresentam cor constante, como por exemplo, o quartzo que pode ser incolor, branco ou róseo, entre outras cores. Estes minerais com cor variável chamam-se de alocromáticos.


Fig. 1 - Minerais com cor constante (idiocromáticos)


Fig. 2 - Mineral com cor variável, ou seja, não constante (alocromático).

Risca ou traço

A cor do mineral quando reduzido a pó corresponde à risca ou traço. Esta propriedade é importante na identificação de minerais, pois apesar a cor do mineral poder variar, a risca, normalmente, mantém-se constante, podendo, em certos casos, ser diferente da própria cor do mineral. A risca pode ser facilmente determinada friccionando o mineral sobre uma placa de porcelana fosca, muito dura.

Fig. 3 - Risca ou traço (hematite).

Brilho

O brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade de luz reflectida numa superfície de fractura recente do mineral.
Os minerais podem ter brilho metálico, reflectem a luz de um modo semelhante ao dos metais polidos, e brilho não metálico ou vulgar.

Fig. 4 - Brilho metálico, sub-metálico e não metálico.

Clivagem e fractura

A tendência de um mineral partir segundo direcções preferenciais, desenvolvendo superfícies de ruptura planas e brilhantes, denomina-se de clivagem.
A fractura acontece quando os minerais se desagregam em fragmentos com superfícies mais ou menos irregulares, sem direcção privilegiada.

Fig. 5 - Superficies de clivagem.

Dureza

A dureza consiste na resistência que o mineral oferece à abrasão, ou seja, a ser riscado por outro mineral ou por determinados objectos. Esta propriedade é normalmente avaliada em relação à dureza de outros minerais. A determinação da dureza dos minerais é usualmente feita em relação aos termos da escala de Mohs.

Fig. 6 - Escala de Mohs.

Densidade

A densidade absoluta, ou massa volúmica, de uma substância traduz a massa por unidade de volume. A densidade depende da natureza das partículas que constituem o mineral e do tipo de arranjo dessas partículas.



Propriedades químicas

Alguns testes químicos podem ser realizados para identificar minerais. É o caso do teste do sabor salgado para a halite (NaCl) ou então da efervescência produzida por um ácido, por exemplo, o ácido clorídrico.


Fig. 6 - Efervescência produzida por um ácido, neste caso, ácido clorídrico (HCl)

Sem comentários: