sábado, 28 de março de 2009

Sistemas de classificação

Diversidade de critérios de classificação

As primeiras classificações feitas pelo Homem tinham um carácter prático, ajustando-se às necessidades específicas de quem as utiliza.
Mais tarde, apareceram os sistemas racionais que utilizavam características estruturais dos seres vivos. Dentro dos sistemas racionais apareceram os sistemas horizontais e os verticais. Os primeiros, os sistemas horizontais não tinham em conta o factor tempo, eram estáticos, não tinham em conta a evolução dos serres vivos, mas apenas as características observáveis macroscopicamente. Estes sistemas dividiam-se em sistemas racionais (baseados num reduzido número de características) e em sistemas naturais (baseados num grande número de dados/características).

Com a evolução, surgiram os sistemas de classificação verticais. Estes sistemas eram considerados filogenéticos, pois tinham em conta a evolução dos seres vivos, o seu ancestral comum mais recente, e os seres vivos eram agrupados segundo o seu grau de parentesco.

Fig.1 - Sistema de classificação dos seres vivos (extraído de: cienTIC)


Hierarquia das categorias taxonómicas

No sistema de classificação que Lineu desenvolveu, os seres vivos são agrupados em dois grandes reinos, plantas e animais, que se subdividem em categorias progressivamente de menor amplitude. Este modo de ordenação dos seres vivos dá-se o nome de sistema hierárquico de classificação.

Na hierarquia das classificações biológicas, cada uma das categorias taxonómicas é também designada por taxon (plural taxa).As sete categorias de taxa usadas são: espécie, género, família, ordem, classe, filo (animais) ou divisão (plantas) e reino.
A espécie é a unidade básica de classificação e representa um grupo natural constituído pelo conjunto de indivíduos morfologicamente semelhantes, partilhando o mesmo fundo genético, podem cruzar-se entre si, originando descendência fértil.
Cada taxon está inserido no que lhe fica imediatamente acima e contém os que lhe ficam imediatamente abaixo, sendo a espécie o taxon mais específico e o reino o mais abrangente (pois todos os taxon abaixo se inserem neste).

Fig. 2 - Sistema hierárquico de classificação (neste caso de um animal, pois é utilizada a designação filo, no caso das plantas é utilizada a designação divisão).



Nomenclatura - regras básicas


Numa tentativa de universalizar os nomes atribuídos, os cientistas procuraram criar uma nomenclatura internacional para a designação dos seres vivos, estabelecendo regras para a atribuição de nomes científicos aos diferentes grupos taxonómicos.

Fig. 3 - Regras de nomenclatura binominal.



Fig. 4 - Exemplo de como é utilizada a nomenclatura.

Sem comentários: