sábado, 28 de março de 2009

Reconstituição de paleoambientes

As rochas sedimentares permitem reconstituir as condições e os ambientes existentes no momento da sua formação. As diferentes características das rochas permitem definir o ambiente de formação da rocha ou o seu fácies. Os diferentes tipos de fácies que correspondem a diferentes ambientes de sedimentação podem ser continentais (fluviais, lacustres, glaciares), de transição (lugunar, estuarina) ou marinhos (litoral, nerítico, batial).

Fig. 1 - Diferentes tipos de fácies (marinho, eólico, fluvial, etc.)

Os fósseis de fácies permitem pela aplicação do princípio das causas actuais, relacionar os ambientes actuais com o ambientes antigos. Estes caracterizam-se por pertencerem a seres que ocupam ambientes específicos e que não sofreram evolução.


Escala do tempo geológico

O estabelecimento das unidades de tempo geológico baseia-se, essencialmente, no registo fóssil e nas características evidenciadas pelos estratos. Esta escala encontra-se dividida por quatro eras: Pré-câmbrico, Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico. Os momentos de transição entre as eras marcam intervalos de tempo relativamente curtos caracterizados pela extinção em massa de espécies, seguido de longos períodos de expansão e evolução gradual no número de espécies.



Fig. 2 - Escala do tempo geológico (eras, períodos)

Sem comentários: