domingo, 14 de dezembro de 2008

Regulação do ciclo celular

As células apresentam diferentes formas e funções, no mesmo indivíduo, e isso deve-se aos mecanismos de regulação que activam e seleccionam diferentes porções de ADN em diferentes células.
Estes mecanismos actuam fundamentalmente em três pontos:
- No final da fase G1;
- No final da fase G2;
- Durante a mitose.



Na fase G1, existem células que não iniciam um novo ciclo ou que não apresentam condições para o fazer (podem ser células que não se dividem mais, como as células dos neurónios, ou podem não haver nutrientes suficientes, ou ainda o facto da célula não ter atingido o tamanho considerado necessário), permanecendo num estádio denominado de G0. No caso das células que não se voltam a dividir, pode ocorrer o caso, de estas permanecerem no estádio G0 até à sua morte. Pode ainda desencadear-se a apoptose ou morte celular, se o ADN se encontrar danificado, não podendo ser reparado.


No final da fase G2, há também um momento de controlo antes de se iniciar a mitose. Se a replicação do ADN ocorrer correctamente, o ciclo prossegue, caso terem ocorrido anomalias nesta replicação, o ciclo é assim interrompido, podendo a célula voltar a iniciar a fase S.


Durante a mitose, mais concretamente na metáfase, os mecanismos de regulação celular, verificam se a repartição dos cromossomas pelas células-filhas é feita de forma equitativa. Se esta repartição não ocorrer correctamente, o ciclo pode ser interrompido.


Fig. 1 - Regulação do ciclo celular nas diferentes fases.



Estes mecanismos de regulação têm um papel bastante importante no ciclo celular, já que quando estes falham, pode ocorrer, por exemplo, um cancro.

Fig. 2 - Cancro: quando as divisões celulares se descontrolam

Video em inglês onde se verifica a regulação do ciclo celular:

Sem comentários: