quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Darwin

O evolucionismo acabou por se impor no mundo cientifico graças a Darwin. Este recolheu dados durante uma viagem e realizou várias observações que permitiram-lhe propor a selecção natural como mecanismo esencial da evolução.
De acordo com este processo, os seres vivos mais aptos sobreviviam, sendo eliminados os menos aptos, pois a Natureza não possui todas as condições favoráveis a todos os indivíduos, ocorrendo então uma luta pela sobervivência.



Fig.1 - Figura de Darwin



A teoria de Darwin é explicada por estes pontos fundamentais:

- os seres vivos, mesmo os da mesma espécie, apresentam variações entre si (variabilidade intra-especifica - selecção natural);
- os indivíduos mais aptos são eliminados porque ocorre uma “luta pela sobrevivência” (competição de alimento, refúgio, etc);
- sobrevivem os indivíduos mais bem adaptados, em relação aos restantes que ao longo do tempo vão sendo eliminados (mortalidade diferencial). Existe então uma selecção natural, pela qual os indivíduos mais bem dotados sobrevivem - “sobrevivência do mais apto”.
- os indivíduos mais bem adaptados vivem durante mais tempo e reproduzem-se mais; os menos adaptados deixam menos descendência - reprodução diferencial:
- Acumulação das pequenas variações determina o aparecimento de novas espécies;
Pode pois considerar-se que o tempo e a reprodução diferencial das formas favorecidas em relação às menos aptas produzem mudanças nas espécies, conduzindo à formação de novas espécies.


Fig. 2 - Selecção artificial



Fig. 3 - Sobrevivência do mais apto.

Sem comentários: